domingo, 21 de janeiro de 2007

PROJECTO «CARNIDE LEITOR»



O Projecto «Carnide Leitor» surge como resposta da Associação Tenda ao desafio lançado pela Senhora Ministra da Cultura, aquando do seu discurso de apresentação do Plano Nacional de Leitura, em Junho último, onde vinculou como ambição que este Plano “(…) se torne prioridade de toda a sociedade portuguesa(…)”, estando o cumprimento dos seus objectivos dependente do “(…) envolvimento dos vários sectores sociais (…)”.

Sendo uma Associação dedicada à cultura, a Tenda não pode nem quer deixar de corresponder a este desafio. A formação de público leitor é também da responsabilidade das instituições dedicadas às Artes de Palco, que utilizam o domínio da palavra como uma das suas mais-valias na interacção.

A esta acresce outra razão de peso para a construção do Projecto que agora se apresenta: o não domínio da Leitura é, sem qualquer dúvida, nos dias de hoje, um factor de exclusão social. A Tenda considera que pode ter um papel a cumprir na prevenção à exclusão social, sendo este um dos seus princípios de acção, e que, dentro do quadro colocado pelo Plano Nacional de Leitura, tem meios e vontade para agir.

O Projecto «Carnide Leitor» pretende organizar instrumentos de acção concertada na comunidade de Carnide que se constituam como resposta ao desafio de desenvolvimento de mais e melhor público leitor.