quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

ESSE SER PALHAÇO * PARTE II

Mas quem é esse ser, o Palhaço?

As referências mais antigas não falam do homem das cavernas que divertia os colegas com suas momices caricaturais de um dia de caça... Mas não se esquecem os historiadores de dizer que existiam homens especializados em fazer rir na corte do faraó Dadkeri-Assi do Egipto no sec. XXV a.c..

Na realidade, em todas as épocas, em todas as culturas vamos encontrar indivíduos com essas funções, porque desde que o homem tomou consciência da sua inteligência, do seu entorno, que a comicidade se impôs como um dos seus privilégios. Esses seres foram sacralizados por uns, consagrados por outros, sempre ligados a um jogo lúdico de saúde mental da sociedade.

Também a sua designação tem variado, segundo as línguas, as culturas, os tempos. Por exemplo pode referir-se a França onde tanto surge como Badin (na Idade Média), como depois como Claune, Cascaduer, Pierrot... As tribos ameringias tinham os Contrary, Hano, Koyemsi... em Bali, o Penasar, na China, o Chou... em Itália tanto podem ser Buffon, Cabotin, Harlequim, Zani, Pagliacci...
Paglacci é o termo que as línguas da Península Ibérica adoptaram para a sua língua.

A origem deste termo tem vários enredos; e um deles é que havia comediantes funâmbulos que escolheram para a feitura das suas vestimentas um tecido (riscado) que servia normalmente para fazer os colchões (Paglia), normalmente feitos de palha, e que para amortecer as quedas e outras tropelias mais violentas, eram acolchoados com palha. Daí surgiu a definição dos homens que se vestiam com Paglia, os Pagliacci, os Palhaços.

Outro investigador que li, diz que esse termo provem de uma palavra celta, que significava campónio, o que para o homem da cidade também significava desajeitado, rude, parolo, caricatural. Essa imagem do saloio leva-nos ao nosso Zé Povinho, também ele atreito a tropelias, a malabarismos de sobrevivência....

A evolução desta personagem viria a ser uma das peças fundamentais do Circo Moderno. E donde nasce o Circo ?

(continua)