domingo, 14 de janeiro de 2007

ESSE SER PALHAÇO * PARTE VI

Descobrimos então que existem dois mundos no Palhaço, o Ser e a Máscara.


O homem pode ter uma vida infeliz e ter a profissão de palhaço, ou pode ser um indivíduo naturalmente comediante que explora essa característica na arte de Palhaço. Contudo, para separar de forma visível o Ser Quotidiano do Ser Cómico, desenvolveu-se, para além da indumentária específica, a máscara em pintura.

Se a máscara é um dos elementos identificadores, não é o único. Existem várias componentes que o especificam, podendo co-habitarem, ou individualizarem-se: os gestos, a linguagem, a indumentária e a máscara.

O Cómico do gesto pode viver em dois segmentos. Por um lado, os gestos burlescos, exagerados, como formas de andar, gestualização muito aberta, quedas, bastonadas e outros golpes pouco usuais. Não só a incongruência deles, assim como a repetição sequencial são artifícios deste tipo de comicidade. O grotesco destes movimentos está associado a um certo mundo cómico-carinhoso da infância, como o desequilíbrio dos primeiros passos, as quedas, o gozo da aprendizagem. O Palhaço, normalmente, após vários fracassos acaba por conseguir os seus intuitos, consegue ultrapassar as dificuldades através de alguma fantasia mágica.
Por outro lado, o Cómico do gesto também pode ser encarado por uma estrutura menos grotesca, mais mágica, a mímica. Esta é a arte do silêncio, é a comédia das irrealidades onde o público é obrigado a entrar no universo da fantasia, cruzando a realidade com o imaginário, criando novas relações entre os factos e as virtualidades. Vence então o cómico de situação, com predomínio da incongruência na lentidão dos gestos confrontados com o vazio do mundo. Mas se existe um vazio momentâneo, o Mimo, o Palhaço, preenche-o com a poesia do riso, com o silêncio do humor, ou com as palavras da irreverência.

A palavra nem sempre é usada, já que cria barreiras com o público de outras linguagens, de outras culturas. Mas quando se utiliza o cómico da palavra, usa-se o sistema de contraste, ou seja os disparates linguísticos: palavras mal pronunciadas ou mal utilizadas, exageros de pronúncia, emprego de termos com duplo sentido ou de oposição à acção...

Falámos já dos três principais processos básicos do cómico da representação. O cómico do gesto, da situação e da palavra.

Associados a estes estão os adereços, as indumentárias.
(continua)