terça-feira, 9 de janeiro de 2007

ESSE SER PALHAÇO * PARTE I

Passeando pela net, um pouco ao acaso, descobrimos um texto muito interessante de Osvaldo Macedo de Sousa, publicado no seu blog, cujo endereço disponibilizamos:


Dia após dia, vamos aqui reproduzi-lo, certos de que o autor, cujo contacto não possuímos, não ficará magoado connosco pelo facto.



ESSE SER PALHAÇO * Parte I

O Homem é o animal político por excelência. Se muitas das características ditas dos políticos, como ser astuto, matreiro, sorrateiro, traiçoeiro... se encontram em animais, não passam de artifícios naturais de sobrevivência no equilíbrio do eco-sistema.

O Homem tem essas características, não por equilíbrio natural, mas por natural desequilíbrio. A humanidade atingiu um desenvolvimento de esperteza superior aos outros animais, e esse seu instinto batoteiro deu-lhe a primazia sobre a animalidade.

O mundo mais desequilibrado da mente doentia do Homem é o mundo dos conceitos, das palavras, das definições. Se ele cria uma definição, de imediato reorganizasse numa contra-definição; se ele concebe uma lei, de imediato a contra-argumentação engendra uma contra-lei... No Homo-Sapiens nada é definitivo, tudo transitário, segundo as conveniências do lado maligno do ser humano.

Palhaço é um desses conceitos de estereótipo e contra-estereótipo.

Símbolo de poesia, de humor, de felicidade infantil... é usado no dia a dia como um insulto:
– Oh Palhaço!
– Deixa-te de ser Palhaço!
– Acaba com essas palhaçadas e trabalha!
– Não passas de um Palhaço! ....

“Com muito gosto”, deveríamos nós dizer!!!É que Palhaço é uma nobre arte de entreter, de exorcizar a vida, e contudo insultam-no diariamente quando o confundem com os políticos, a política, o Parlamento, as "bestas" da sociedade.

E o mais grave é que não é apenas o homem comum que bestializa o Palhaço. Os profissionais do humor, como os caricaturistas políticos, caem muitas vezes nesse erro.
Dizer que Le Pen, Berlusconi, Bush... são palhaços, isso é crime de grave difamação a tão nobre gente do circo.

Esta má imagem do palhaço existe apenas por causa do lado perverso do ser humano. Ele ri do que tem medo e do mesmo modo procura exterminar aquilo que o desmascara perante o mundo dos seus pavores.

Se o humor é essa poderosa arma que o Homem tem para enfrentar cara a cara qualquer medo, também é algo que o poder tem de destruir como única forma da sua sobrevivência. Mas quem é esse ser, o Palhaço?
(continua)